sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

REGULAMENTO DA FINAL NACIONAL 2011 (Penela, 10 e 11 Dezembro)

Troféu Nacional de Trial –FINAL NACIONAL 2011

REGULAMENTO

07-12-2011

1. Preâmbulo
2. Regulamento de Organizador
3. Regulamento de Evento
4. Regulamento Técnico da Viatura
5. Calendário
1- PREÂMBULO

1.1– Descrição do 4x4 Plus
O 4x4 Plus é um desporto em franco desenvolvimento, o que é facilmente constatado pelo crescente número de entidades envolvidas, a nível nacional.
O 4X4 Plus, que no ano de 2011 se realiza pelo nono ano consecutivo , continuará a marcar o panorama do Todo-o-Terreno nacional não só pela quantidade das equipas que se mostram interessados em o disputar, mas também pela espectacularidade que as diferentes viaturas admitidas lhe vão conferir. Elevados índices de espectáculo e competitividade é o que se continua a esperar desta iniciativa.

1.2– Responsabilidades dos organizadores
1.2.1.- O 4X4 Plus na região Sul será assegurado pelas entidades responsáveis pelos eventos a realizar: Radicalmo, Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, Grupo de Amigos do Arão TT, Juventude Desportiva Paderne e Associação Cultural de Salir e na região Centro pelo SicóEco.
1.2.2.- Elaborar e gerir resultados (organizador local e responsável regional de resultados).
1.2.3.- Elaborar o calendário de provas.
1.2.4.- A promoção pré e pós evento são da responsabilidade de cada organizador.
1.2.5.- Facultar notas de imprensa e fotos com qualidade para a imprensa que pretenda publicitar o evento.

1.3 – Participantes

1.3.1.- Podem participar no 4X4 Plus pessoas idóneas que demonstrem o seu interesse através da inscrição antecipada junto do organizador.
1.3.2.- O participante condutor terá de estar habilitado para conduzir a viatura na via pública.
1.3.3.- Todos os participantes ficam, por sua inscrição, obrigados moralmente a desenvolver o Espírito TT que se caracteriza pela entreajuda, simpatia e bom companheirismo.
1.3.4.- Todos os participantes, com a inscrição, obrigam-se a cumprir o presente Regulamento Desportivo.
1.3.5.- Ao conjunto da viatura e dois ocupantes será dada a designação de equipa, à qual será atribuída uma designação (nome) e um número, que os identificará ao longo do ano, facilitando assim o trabalho logístico da organização.
1.3.6.- A manutenção da designação e número de equipa pressupõe que em cada prova será mantido o número mínimo de dois elementos da equipa inicialmente inscrita.
1.3.7.- O número de participantes será limitado e definido pela organização para cada evento. Será dada preferência aos participantes habituais (que participaram em todos os eventos anteriores) desde que procedam à sua inscrição até à data limite fixada para o evento. A aceitação da inscrição é da responsabilidade do organizador local.
        1.3.8.- O prazo limite de inscrições, por motivos logísticos, será de 3 dias úteis antes de cada evento. A inscrição só é validada após pagamento.
        1.3.9.- A gestão dos elementos da equipa durante o decorrer do evento é da responsabilidade da equipa (a equipa é que determina quem é o condutor e o navegador).
        1.3.10.- Os elementos da equipa não podem ser substituídos durante o decorrer do evento.
        1.3.11.- Em cada prova não podem existir elementos que façam parte de duas equipas diferentes.
2- REGULAMENTO DE ORGANIZADOR

2.1– Denominação
2.1.1.- Cada evento será atribuído a uma entidade ou grupo devidamente constituído que assumirá todas as responsabilidades inerentes. A entidade ou grupo tem de ser pertencente à organização do regional Sul.
2.1.2.- Indicação de Nome, Morada, NIF, Telefone, Fax e E-Mail da entidade responsável pela organização do evento.

2.2– Considerações
2.2.1.- O 4x4 Plus é um conjunto elegente de eventos caracterizados pelo espírito TT e grau de dificuldade técnica que pretende apreciar o desempenho de cada equipa.
2.2.2.- Os eventos terão em comum o regulamento, princípio de montagem de pistas e apreciação do desempenho das equipas.
2.2.3.- Os eventos podem realizar-se num espaço único, que conterá a totalidade das pistas, ou em vários espaços com troços de ligação devidamente sinalizados.
2.2.4.- Todas as pistas serão devidamente sinalizadas e acompanhadas pela organização, aumentando assim a segurança dos participantes e público.
2.2.5.- O valor máximo e mínimo de inscrição das equipas é de, respectivamente €120,00 e €100,00.

2.3– Atribuições
2.3.1.- Nomear o Director de evento que será o responsável pela montagem do evento, secretariado, toda a logística e relações públicas.
2.3.2.- Criar as pistas e baliza-las de acordo com o Regulamento de evento (que lhe será atempadamente disponibilizado).
2.3.3.- Disponibilizar um corpo de comissários locais em número suficiente, que assegurarão a vertente desportiva sob as instruções do Director de evento.
2.3.3.1.– Cada organizador deverá disponibilizar dois comissários credenciados que serão solicitados pelo organizador local.
2.3.3.2.– A credenciação dos comissários será feita em formação a efectuar antes do primeiro evento.
2.3.3.3.- Todas as pistas têm que ter no mínimo um comissário credenciado.
2.3.4.- Estabelecer protocolos com as entidades locais (GNR, PSP, BOMBEIROS, INEM, etc) que salvaguardem todas as condições de segurança e emergência exigidas para este tipo de evento.
2.3.4.1.- As condições de segurança exigem a presença de um veículo de emergência (ambulância). A prova não pode ter inicio sem a presença da ambulância e respectiva tripulação. Se por qualquer motivo a ambulância não estiver presente a prova tem de ser suspensa.
2.3.5.- Promover e proporcionar o Programa Social adequado ao evento, que incluirá, no mínimo, o seguinte:
2.3.5.1.- Almoço, Jantar ou Buffet com cerimónia de entrega de prémios.
2.3.6.- Fornecer aos elementos da comunicação social acreditados (acreditação feita pelo organizador local ou outro desde que em acordo por todos os organizadores) alimentação e outras condições logísticas indispensáveis ao normal desempenho das suas funções.
        2.3.7.- Distribuir aos participantes os autocolantes do evento.
        2.3.8.- Respeitar a publicidade institucional do 4X4 Plus.
2.3.9.- Facultar a colocação de publicidade estática ou meios promocionais dos patrocinadores institucionais do 4X4 Plus.
2.3.10.- Solicitar às autoridades oficiais, que exerçam jurisdição sobre a zona onde o evento decorra, as respectivas autorizações.
2.3.11.- Providenciar os troféus para os três primeiros classificados Open e Proto e o Troféu André Simão. Prémio André Simão deve ser atribuído por voto das equipas e elementos da organização.
2.3.12.- Contratar seguro para o evento.
2.3.13.- Afixar em local visível aos participantes as autorizações e seguro do evento.
3- REGULAMENTO DE PROVA

3.1- Montagem de pistas
3.1.1.- Cada evento será composto por um mínimo de 6 e um máximo de 8 pistas diferentes (por dia).
3.1.2.- As pistas devem estar delimitadas em toda a sua extensão (de 50 m a 250 m)
- É obrigatório um extintor (mínimo 4 Kg) no inicio de cada pista
- A delimitação para público deve existir sempre que não exista uma barreira natural e deve ser feita por intermédio de fita colocada entre 0,5 m a 1 metro de altura.
- A delimitação do obstáculo deve existir sempre que não exista uma barreira natural e tem ser feita por intermédio de fita colocada no solo com estacas que não podem estar sobressaídas.
- esta fita tem uma função penalizadora. As estacas onde as fitas estão presas não são penalizadoras. Entende-se por penalização qualquer toque na fita penalizadora.
- A delimitação do obstáculo pode ser feita também por estacas com bolas as quais devem estar sinalizadas com uma fita visível a cerca de 5 cm do solo.
- Nas estacas de bola não pode ser segura fita penalizadora.
- A distância mínima, na largura, entre fitas penalizadoras é de 3,5 metros.
- A distância mínima, na largura, entre estacas de bola entre si ou entre estas e a fita penalizadora é de 3 metros. O obstáculo tem de ter um raio de curvatura com um mínimo de 3 metros.
- Deverá existir sempre uma distância de segurança entre a delimitação do público e a delimitação do obstáculo.
- Os pontos preferenciais de ancoragem (para segurança ou guincho) devem estar dentro da delimitação para o público e estão identificados com uma placa branca com as letras SAFE a vermelho. Os pontos de ancoragem são definidos pelo organizador. Quaisquer outros que as equipas decidam utilizar serão considerados Ajuda Exterior.
- Para a utilização de pontos de ancoragem exteriores às delimitações para público o tempo deve ser parado até que estejam reunidas todas as condições de segurança (público).
- Cada pista será composta por 4 obstáculos perfeitamente definidos.
- O início e fim da pista têm de estar perfeitamente referenciados de forma a controlar o tempo limite (deverão sempre que possível ser coincidentes).
- Cada pista terá um tempo limite até 30 minutos, de acordo com o seu grau de dificuldade, definido pelo organizador.


3.2– Normas de Segurança
3.2.1.- Para efeitos de segurança, não poderá haver nenhum objecto dentro do habitáculo do veículo que não esteja devidamente fixo.
3.2.2.- É obrigatório o uso de capacete homologado para actividades motorizadas (ex: DGV) e devidamente colocado por ambos os elementos sempre que estejam em pista.
3.2.3.- É obrigatório o uso de cinto de segurança com pelo menos três apoios por cada ocupante da viatura, sempre que se encontrem no seu interior e em andamento, salvo indicação em contrário da organização.
3.2.4.- É obrigatório o uso de luvas de trabalho pelos participantes sempre que em pista e fora da viatura.
3.2.5.- As portas da viatura terão de prosseguir destrancáveis exteriormente no decorrer da prova.
3.2.6.- No caso de recorrer ao uso de guincho, o cabo deste, quando em tensão, terá que ser protegido com uma cinta. No final da utilização tem de ser devidamente acondicionado.
         3.2.6.1.- A ancoragem tem de ser sempre feita recorrendo ao uso de uma cinta, excepto quando existir argola de ancoragem.
3.2.7.- É expressamente proibido o navegador suportar a viatura em contacto directo com a mesma (este suporte deve ser feito por intermédio de uma cinta).
3.2.8.- Qualquer informação de segurança dada pela organização tem carácter obrigatório.
3.2.9.- Só é permitida a permanência dentro do perímetro das pistas a pessoal devidamente acreditado. Pilotos e navegadores, quando não estão em prova, não podem permanecer no interior da pista.

3.3- Penalizações    
      Afim de se poder apreciar o desempenho de cada equipa serão penalizadas as seguintes situações:
1 Pt: - derrube de bola
         - uso de acessório
2 Pts:- derrube de estaca de bola
5 Pts:- derrube de estaca
         - tocar fita de solo
         - uso de guincho
10 Pts:- ajuda exterior
15 Pts:- passagem por alternativa
40 Pts:- não conclusão de pista no tempo limite
(qualquer equipa que tente, no mínimo, executar o primeiro obstáculo de uma pista não poderá ser penalizada em mais de 40 pts por pista)
            - não comparecer no sorteio das pistas com inscrição feita (caso não tenha a inscrição feita não pode participar)
100 Pts:- recusa ou não comparência na totalidade da pista
Desclassificação:- contestar decisões dos comissários ou comportamento anti-desportivo.

Particularidades:
- o derrube de bola deve ser considerado apenas se for provocado directamente pelo contacto da viatura ou de qualquer equipamento que lhe esteja ancorado.
- deve ser considerado uso de acessório por cada acessório que seja utilizado num determinado obstáculo.
- se no mesmo obstáculo o mesmo acessório for mudado de sítio, deve ser considerado apenas um acessório.
- acessórios de segurança não contabilizam penalização.
- o derrube de estaca de bola será considerado sempre que a viatura pise ou sobreponha a estaca de bola na distância compreendida entre eixos.
- o derrube de estaca de bola implica sempre o derrube da respectiva bola
- o toque na fita será assinalado o numero de vezes que a roda tocar na fita. A circulação de uma ou mais rodas por fora da fita penalizadora é considerada uma não conclusão de pista. Se sair a viatura tem de reentrar no mesmo sítio.
- sempre que uma viatura ultrapasse na totalidade uma fita (4 rodas fora no mesmo local) é considerado uma não conclusão de pista.
- a ajuda exterior será considerada sempre que a equipa seja voluntariamente ajudada em cada obstáculo (se uma viatura for rebocada na totalidade do percurso de uma pista deve ser considerada não conclusão de pista).
- o uso de guincho deve ser considerado apenas uma vez por cada obstáculo, mesmo que nesse obstáculo a equipa mude o ponto de ancoragem.
- se a ajuda exterior consistir apenas no uso de guincho de outra equipa deverá ser considerada apenas uma das penalizações.
- se uma equipa requisitar a presença ou colocação especifica de outra viatura para segurança, deverá ser considerada ajuda exterior.
- cada pista terá um tempo limite (inicia no minuto 0) (ex: se uma pista tiver 15 minutos de tempo limite o mesmo é ultrapassado em 15:00:00).
- todos os obstáculos de grau de dificuldade elevado, ou onde seja susceptível de existirem danos para a viatura, têm de ter alternativa.
- sempre que uma equipa abandone a pista por avaria, deve ser anotada uma “não conclusão no tempo limite”. A equipa dentro da pista só poderá usar para reparar a viatura o material que transportar na viatura. A utilização de material vindo de fora da viatura é penalizada com uma não conclusão de pista.
- sempre que uma equipa não conclua, dentro do tempo limite uma pista será considerada uma não conclusão. É necessário a equipa tentar executar o primeiro obstáculo para não ser considerada recusa.
- sempre que uma equipa seja ajudada directamente pelo movimento de máquinas industriais é penalizada uma não conclusão de pista (ex: usar a força do movimento da lança de uma maquina industrial para levantar ou rebocar a viatura)
- só é considerada a conclusão da pista quando o material utilizado estiver todo na zona de fim de pista
- nas viaturas da classe OPEN a utilização de duas pranchas por obstáculo não é penalizado
- uma pista será encerrada quando a última viatura, do último grupo presente no início da pista, a terminar.

3.4- Pontuações
Afim de se poder apreciar o desempenho de cada equipa por classe, no Regional Sul e Centro será usada a seguinte tabela de pontuação:


1º Lug
2º Lug
3º Lug
4º Lug
5º Lug
6º Lug
7º Lug
8º Lug
9º Lug
10º Lug
10
8
7
6
5
4
3
2
1
1




Afim de se poder apreciar o desempenho de cada equipa por classe, na Final Nacional será usada a seguinte tabela de pontuação:


1º Lug
2º Lug
3º Lug
4º Lug
5º Lug
6º Lug
7º Lug
8º Lug
9º Lug
10º Lug
11º Lug
12º Lug
13º Lug
15
13
11
10
9
8
7
6
5
4
3
2
1


       

A não participação ou desclassificação equivale a 0 pontos.
3.5.- Classificação final
Para o desempenho final, todos os eventos, num número máximo de cinco, são válidos.
3.6.- Final Nacional
3.6.1.- Para a Final Nacional será considerada a soma das cinco provas do respectivo regional. Aos concorrentes do Regional Centro será aplicado o seguinte factor de correcção: (x/4)*5  em que x é o total de pontos angariados no Regional Centro.
3.6.1.- Para a Final Nacional as equipas apuradas transitam com 40% da pontuação angariada no respectivo regional.
3.6.2.- Serão apuradas as cinco primeiras equipas de cada classe. Para definição de número ideal de equipas, a organização pode atribuir “wild cards” a outros participantes.
3.7.- Reclamações no Regional
3.7.1.- Para efeito de reclamação de decisões, a ficha de Pista tem um campo com o Título “Observações”. Este é o único meio para os participantes efectuarem reclamações.
3.7.1.- Reclamações da classificação ou penalizações só poderão ser feitas por e-mail para o endereço juridico4x4plus@gmail.com até às 12h00 da 3ªfeira seguinte ao dia do evento.
3.7.2.- As situações decorrentes das reclamações, serão indagadas pelo director de evento e posteriormente apreciadas pelo Colégio Desportivo. Este colégio é constituído pelo responsável regional de resultados, Director de evento e Representante das Equipas.
3.7.3.- Não é permitida a abstenção dos elementos do Colégio Desportivo na votação.

3.8.- Reclamações na Final Nacional
3.8.1.- Para efeito de reclamação de decisões, a ficha de Pista tem um campo com o Título “Observações”. Este é o único meio para os participantes efectuarem reclamações.
3.8.2.- As situações decorrentes das reclamações, serão indagadas pelo director de prova e posteriormente apreciadas pelo Colégio Desportivo. Este colégio é constituído pelo Director Regional Sul, Director de Prova e Representante das Equipas.
3.8.3.- Não é permitida a abstenção dos elementos do Colégio Desportivo na votação.
3.8.4.- A classificação Final Nacional Provisória será afixada no local do almoço de entrega de prémios.
3.8.5.- Após a afixação da classificação Final Nacional Provisória é concedido o período de 30 minutos para apresentar, por escrito, reclamação. Não havendo reclamações ou depois de analisada a Classificação será considerada Definitiva sendo realizada de seguida a cerimónia de entrega de prémios.
3.9.- Critérios de desempate Regional
          3.9.1.- Se duas ou mais equipas estiverem empatadas, para atribuição de lugar de classificação serão considerados por esta ordem os seguintes factores: maior número de provas disputadas na presente época, maior número de melhores desempenhos por pista na prova, data mais recente da carta de condução.
     3.9.2.- Para efeitos de classificações da temporada, as equipas empatadas marcam o mesmo numero de pontos criando um fosso numérico para as equipas seguintes.

3.10.- Critérios de desempate Final Nacional
      3.10.1.- Se duas ou mais equipas estiverem empatadas, para atribuição de lugar de  classificação na Final Nacional será considerada a menor penalização realizada na pista 6. Se continuarem empatadas será aplicado o mesmo critério à pista 5 e sucessivamente até à pista 1. Se persistir o empate, será sorteada uma pista e verificado o menor tempo na realização da mesma. Se persistir o empate será sorteada nova pista. Como critério final será considerada a data mais recente da carta de condução do piloto.
         3.10.2.- Se duas ou mais equipas estiverem empatadas, para atribuição de lugar na classificação final do Nacional será considerada a melhor classificação na Final Nacional.
3.11.- Ordem em Pista
3.11.1.- Os grupos e a ordem de participação, é definida por sorteio a efectuar antes do inicio do evento.
3.11.2.- A ordem das pistas seguintes será estipulada pelo comissário da pista, devendo sempre que possível ser utilizado o critério de rotação directa.
4- REGULAMENTO TÉCNICO DE VIATURA

4.1.- Viaturas
4.1.1.- Serão admitidos apenas veículos automóveis ligeiros com tracção integral.
4.1.2.- Todas as viaturas participantes terão obrigatoriamente que ter montados pneus de tracção (70% fora de estrada).
4.1.3.- Todas as viaturas terão que ter obrigatoriamente equipamento de auxílio ao resgate (1 cinta de reboque (min. 5m), 2 manilhas e 2 pontos de ancoragem, dianteiro e traseiro devidamente sinalizados).
4.1.4.- Recomenda-se ainda o seguinte equipamento: estojo primeiros socorros, aparelho de grande capacidade de elevação (Hi-lift), pontos de ancoragem lateral, protecções de órgãos mecânicos e carroçaria, pranchas (comprimento Max. 1,2m), extintor de pó químico e guincho.
            4.1.5.- São obrigatórios dois cintos de segurança com um mínimo de três pontos de fixação.
         4.1.6.- Todos os acessórios devidamente fixos.
4.1.7.- As equipas serão divididas em 2 classes de acordo com:
4.2.- Classes
4.2.1.- Classe Open – viaturas conforme modelo original podendo sofrer as seguintes alterações:
          4.2.1.1.- Alteração ou remoção de para choques, resguardos, embaladeiras, capotas amovíveis ou embelezadores (ex: frisos de guarda-lamas).
          4.2.1.2.- Colocação de arco de protecção (interior ou exterior, vulgo roll-bar, obrigatório em viaturas descapotáveis).
          4.2.1.3.- Alteração da altura da suspensão (não é permitido alterar sistema de suspensão).
          4.2.1.4.- Altura e largura das rodas livre, excepto pneus de rasto agrícola ou industrial.
          4.2.1.5.- Colocação de sistema anti-deslizamento (bloqueio ou auto-blocante) no eixo traseiro.
          4.2.1.6.- Colocação de sistema de admissão de ar elevado (vulgo snorkel)
          4.2.1.7.- Colocação de suportes de acessórios, protecções e alterações interiores (bancos, pedais, peseiras, etc).
          4.2.1.8.- Colocação de acessórios de resgate (ex: guincho)
4.2.1.9.- Alterações ao sistema de direcção (só permitida no eixo da frente)
4.2.1.10.-Alterações ao motor, tendo no entanto que ser da marca da viatura e combustível original.
4.2.1.9.- Outras alterações não mencionadas e não aceites pela comissão organizadora implicarão mudança de classe.

4.2.2.- Classe Proto – viaturas de preparação livre com as seguintes características:
4.2.2.1.- Todos os órgãos mecânicos têm de estar protegidos do habitáculo (ex: obrigatório capot de motor e fundo de carroçaria)
4.2.2.2.- Arco de protecção obrigatório.
4.7.2.3.- Dois lugares sentados no habitáculo.
4.7.2.2.- Portas ou barras de protecção lateral.
4.7.2.5.- Não é permitido o uso de sistemas de tracção que não sejam pneus. O tipo e medida de pneus com que inicia a prova têm de ser mantidos durante toda a prova.

4.3.- Serão proibidos equipamentos cuja utilização levante qualquer questão de segurança ou legalidade à organização.
5- CALENDARIO 2011

Reg. Centro - 19 e 20 Março – Pedrogão Grande
Reg. Sul - GADAG 4X4 – 07 MAIO 2011 – Silves
Reg. Centro - 08 de Maio – A designar
Reg. Sul - CHALLENGE PADERNE – 28 MAIO 2011 – Paderne
Reg. Sul - ARÃO – 25 JUNHO 2011 – Arão – Odiáxere
Reg. Sul - TRIAL ALMÔDOVAR–1 OUTUBRO 2011 – Almodôvar
Reg. Centro -  11 de Setembro – A designar
Reg. Sul - SALIR TT RADICAL – 5 Novembro 2011 – Salir
Reg. Centro - 29 e 30 de Outubro – A designar
FINAL NACIONAL - 10 e 11 de Dezembro – Penela

Contactos dos organizadores:

Nome
Contacto
Telefone
e.mail
Radicalmo
Rui Marques
914544554
Grupo Aventura e Desporto Alcantarilha Gare
Artur Viana
968581601
Juventude Desportiva Paderne
Luis Pereira
968121147
SicóEco
Carlos Miguel
919063707

Associação Cultural Salir
Luís Rocha
966928180
Grupo Amigos do Arão TT
Vítor Batista
919713676


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